Logo

Planilha Para Cálculo da Curva ABC

A Curva ABC é um método de categorização de estoque. Seu objetivo principal é deixar claro quais são os produtos mais importantes para a empresa.
Na gestão de materiais, a Curva ABC (ou Controle Seletivo de Inventário) é uma técnica de categorização de inventário. A Curva ABC divide um inventário em três categorias:
Categoria A: Itens com controle muito apertado e registros precisos.
Categoria B: Itens com registros menos controlados e bons.
Categoria C: Itens com os controles mais simples possível e registros mínimos.
A Curva ABC fornece um mecanismo para identificar itens que terão um impacto significativo sobre o custo geral do inventário, ao mesmo tempo que fornece um mecanismo para identificar diferentes categorias de ações que exigirão gerenciamento e controles diferentes.
A Curva ABC sugere que os inventários de uma organização não são de igual valor. Assim, o inventário é agrupado em três categorias (A, B e C) em ordem de sua importância estimada.
Categoria ‘A’ são itens muito importantes para uma organização. Devido ao alto valor destes itns, uma análise de valor freqüente é necessária. Além disso, uma organização precisa escolher um padrão de compra apropriado (por exemplo, ‘Just-in-time’) para evitar excesso de capacidade.
Categoria ‘B’ são itens importantes, mas, naturalmente, menos importantes que os itens “A” e mais importantes que os itens “C”. Portanto, os itens da categoria ‘B’ são itens intermediários.
Os itens da categoria ‘C’ são os menos importantes.

Faça o download grátis aqui!

Basta preencher o formulário abaixo

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.